QUEM SOMOS

A Oficina de Arte Sapato Florido foi criada junto com a Casa de Cultura Mário Quintana, em 1985, no 5º andar. O direcionamento das atividades, desde o início, fundamenta-se em desenvolver um projeto cultural voltado ao público infanto-juvenil, oferecendo atividades ligadas a diferentes áreas da expressão como artes plásticas, teatro, dança, musicalização e que, atualmente, vem buscando integração aos novos conteúdos que surgem como cotidiano das crianças, como por exemplo, a tecnologia.


As Oficinas Regulares são voltadas exclusivamente para o público infanto-juvenil, articuladas a partir de um processo seletivo que busca conteúdos diferenciados e arte-educadores qualificados. Tem duração máxima de três meses para cada conteúdo, ministrado em encontros de uma vez por semana com até 3 horas de duração e as turmas são divididas entre as faixas etárias de 5 a 9 anos e de 9 a 14 anos.

O Espaço Expositivo Sapato Florido recebe mostras de trabalhos tanto dos alunos das oficinas regulares, como de grupos que trabalham conteúdos voltados para a faixa infanto juvenil e que desejam mostrar seus projetos de oficinas de artes agendando exposições no local. Esta proposta busca estimular a produção e a valorização de associar a aprendizagem às artes.

Além disso, faz parte da administração da Sapato Florido, o Jardim Sapato Florido, criado em novembro de 2012, com a fundamental participação do biólogo e paisagista Edgar Salla e sapatos cerâmicos criados especialmente pelos artistas da ACERGS, Bando de Barro e Alunos da Disciplina Cerâmica da UFRGS. A instalação deste jardim na passarela que conduz à área das oficinas, busca ampliar a interação com a realidade das crianças e visitantes,  associando conteúdos de meio ambiente e arte, propondo mais um espaço de exercício sensível e potencializando a experiência das crianças junto à Sapato Florido.

Gabriela Corrêa da Silva 
Coordenadora - Técnica em Assuntos Culturais